A REGRA UNIVERSAL DA PRONÚNCIA INGLESA - Fenômeno Editorial de 2009 - por R$ 26,40 em Brasilia

Brasilia > Cursos - Aulas > Cursos de línguas > A REGRA UNIVERSAL DA

Cidade escolhida:
Brasilia, Distrito Federal
Navegaçao:

A REGRA UNIVERSAL DA PRONÚNCIA INGLESA - Fenômeno Editorial de 2009 - por R$ 26,40... Ver mais cursos de línguas

12 May 2006

É o fim das consultas intermináveis ao dicionário de inglês para se pegar os sons das palavras. A REGRA UNIVERSAL DA PRONÚNCIA INGLESA a gente aprende e não esquece porque a repetimos milhões de vezes ao dia quando estamos lendo as revistas e os jornais de origem americana ou britânica.
Os elementos fonêmicos básicos da Regra são apenas 1.000, confira: 26 letras do alfabeto. 26 letras isoladas, as que compõem as palavras. 500 grupos de letras e suas respectivas exceções, que são memorizadas no quadrante da regra. 50 sistemas, que são os locais onde as vogais a gente as chama de maneiras diferentes por causa dos ambientes ortográficos e fonêmicos.
Veja que curioso: pelo ambiente A E I O U mais CONSOANTE 1 mais VOGAL E final, a vogal A tem som de ei. Se fôssemos pelo sistema, AGE seria eidj. E é, mas não em palavras acima de 1 sílaba. O grupo AGE soa idj no final de palavras superiores a 1 sílaba, como em imAGE, advantAGE, garbAGE, messAGE, apanAGE, carriAGE, marriAGE, luggAGE e milhares de outras. Percebeu a monotonia? Viu que iremos nos cansar da regra? Uma dica: assim que decorarmos que AGE, como um grupo, soa idj, só nos resta buscar as exceções, tais como:massAGE ( mossáj ), mirAGE ( miráj ), bacteriophAGE ( béktiriofeidj ) e outras. As com 1 sílaba continuam sendo eidj, como: stAGE, rAGE, AGE, cAGE. Logo, certos grupos nascem de um detalhe apenas , nos casos de AGE ( idj ), dos exemplos já dados, grupo ACE ( iss ) de palACE, necklACE, HorACE, furnACE, ( só são grupos no final de palavras acima de 1 sílaba ). Já IGN ( ain ) de desIGN, sIGN, benIGN, assIGN, grupo ILD ( aild ) de chILD, wILD, mILD e grupo IND ( aind ) de mIND, kIND, fIND, bIND, remIND e outros com 1 ou mais silabas são grupos, desde que a sua COMPOSIÇÃO DE LETRAS encerrem a palavra. Há grupos que abrem as palavras, tais como: IDE ( aid ), de IDEntity, IDEal, e outros as encerram, como FY ( fai ) de magniFY e deFY.
Dos exemplos acima, o que é relevante em matéria de som da última vogal do grupo, consiste na observação da terminação da palavra. Elas ditam se a palavra é PAROXÍTONA ou PROPAROXÍTONA. Daí a vogal última do grupo obedece os critérios do AMBIENTE. Veja: IDENTITY ( grupo IDE, soa “aid”, ambiente proparoxítono quando a palavra acaba em CONSOANTE mais Y. Logo ENTITY, pronuncie “éntiti”. No caso de IDEAL ( grupo IDE, soa “aid”, grupo EA mais L soa “íel” no final )
GRUPOS com GRUPOS e PALAVRAS ISOLADAS
PSEUDONYM soa “síudinim” ( grupo PS, o P é mudo. Grupo EU soa íu forte. Letra D isolada soa d de dado. Grupo ONYM, soa “inim” fraco, tornando a palavra proparoxítona. ) Daqui a pouco esses grupos aparecem de novo em outras palavras, o que favorece à nossa memorização da REGRA.
EX: PSalm, PSychiatry etc. EUrope, fEUdal, nEUral, musEUm ( sílaba mais forte )
Com A REGRA UNIVERSAL DA PRONÚNCIA INGLESA você vai ‘sorrir’ em INGLÊS
Treine um pouco. Dado o som dos grupos abaixo, tente acertar a pronúncia das palavras:
AE ( i ) c AEsar, AEdis AEgipti, tracheAE, papillAE,
AY ( ei ) bAY, dAY, arrAY, stAY
EE ( í forte ) stEEr, pionEEr, bEE, employEE, refugEE
EIT ( ít forte ) decEIT, EITher, homogenEITy, extemporanEITy, simultanEITy
IET ( áiet ) dIET, corporIETy, ubIETy, varIETy, socIETy, anxIETy, proprIETor
ITIS ( áitis ) bronchITIS, meningITIS, bursITIS
OO ( u ) bOOk, marOOn, tycOOn, gOOd
OSIS ( ouzis ) mitOSIS, halitOSIS, cirrhOSIS
UITY ( uuiti ) superflUITY, continUITY, congrUITY, ingenUITY
Quanto ao som das letras nos sistemas, devemos prestar a atenção nas terminações das palavras. Terminais ortográficos proparoxítonos. Eis alguns deles:
AL : animAL, technicAL, inaugurAL, medicAL, biologicAL,
AN : americAN, mexicAN, pelicAN
AR : regulAR, seculAR, singulAR, avatAR registrAR
CONSOANTE mais Y: melodY, geographY, memorY, historY
ON : OregON, AmazON, ParagON
Porém, alguns grupos irão interferir nessa regra, fazendo com que a palavra se torne paroxítona. Veja:
ENTAL ( eentol ) : elemENTAL, instrumENTAL, enviromENTAL, segmENTAL, accidENTAL
Outros Grupos transformando as palavras em paroxítonas a despeito dos SISTEMAS ( ambientes ortográficos )
ASIS ( eizis ) bASIS, oASIS, crASIS, stASIS
ARY ( éri ) secretARY, librARY, apiARY, dictionARY
MONY ( moouni ) patriMONY, cereMONY, aliMONY
SISTEMA PAROXÍTONO: terminação IC
Exemplos: fantastIC, medIC, mathematIC, myopIC ( lembrando que a sílaba mais forte será aquela anterior a IC: myopic ( maiápik ), biologic ( baialádjik ), apologetic ( epaladjétik )
No sistema acima AEIOU mais TERMINAÇÃO IC ( PAROXÍTONO ) geralmente A soa é, E soa é, I soa i forte, O soa á, e U soa â ( meio a ) forte antes de 2 consoantes como em RUSTIC, U soa iu no geral PUBIC, URIC, MUSIC
HIATOS:
Os ditongos podem virar hiatos tônicos na segunda vogal quando a segunda vogal ( por força de ambiente for a sílaba mais tônica )
Exemplos: MYOPIA
M soa m de moon
Y e I mais VOGAL no começo Y soa ai ( exceto na 1ª. Letra como em YAHOO, YES, YOU, quando esta soa i )
O soa ou no ambiente AEIOU mais CONSOANTE 1 mais VOGAIS 2, 3 de phObia, sOcial, emOtion etc.
P de pool
I mais VOGAL da segunda síalba em diante são ditongos átonos
A final soa â fraco
Curiosidade: no caso de MYOPIC ( maiápik ) som do O muda de ou longo para á forte por causa da terminação IC, como vimos anteriormente.
Outros casos de HIATOS
GEOGRAPHY djiágrâfi
Descrevendo: grupo GE, G soa DJ nas latinas, EO crescente em O de som á forte por causa da terminação Y, que faz a palavra ser proparoxítona. De resto são sons de letras e do grupo PH que soa f.

GEOGRAPHIC djiagréfik . Nesta palavra encerrada em IC ( ambiente paroxítono ) o ditongo EO não virou HIATO, e ficou quietinho pressionado pela silaba vindoura que é a mais forte em Aphic éfik. A soa é no geral e antes de consoantes.
Dentre as coincidências ortográficas e fonêmicas, a que nos chama bastante a atenção é a vogal i ou y em relação com a vogal o que vem posteriormente. Em 75% dos casos i ou y terá som de ai, como em ENViRON, MiTOSIS, MiCRO, HyPO, HORiZON e etc...Corra para os 25% e memorize as exceções, porque a regra já não terá mais graça de tanta repetição.
No caso de HORIZONTAL de pronúncia hórizoontal ( mais longa no grupo ONTAL ) o som ai da vogal I some em função do som do grupo, pois o Grupo é a sensação da REGRA, são os Grupos que têm maior força fonemática na palavra, conforme vários exemplos dados.
Os sistemas são interessantes. A E I O U sempre mantêm a mesma constante fonêmica nos mesmos locais ortográficos. Um exemplo. Note como as palavras todas a seguir são parecidas:
A ( ei ) : DaTA, FaTAL, NaSAL, BaCON, NaVAL, RaZOR, VaLOR
E ( i forte ) CReDO, HeRO, XeROX, MeTER, FeVER
I ( ai ) iDEM, PiLOT, SiLO, HiLUX, TiTAN
O ( ou ) GLoBAL, PHoTO, ToTAL, LoCO, CoCO, SoLO
U ( iu ) MuRAL, TuTOR, HuMOR
A partir do que vimos, podemos montar o sistema
A E I O U mais CONSOANTE 1 mais VOGAL 1 ( 1 CONSOANTE FINAL )
E dar valores fonêmicos a cada vogal da primeira sílaba. Lembrando que esse sistema demonstrou ser paroxítono, com no máximo 2 sílabas a palavra, cabendo ainda no máximo uma consoante final.
As palavras latinas com 2 sílabas e 2 consoantes finais geralmente as chamamos OXÍTONAS quando são verbos e PAROXÍTONAS quando são adjetivos ou substantivos:
Exemplos: ( preste a atenção onde fica a sílaba mais tônica, baseado na letra maiúscula em destaque na palavra )
VERBOS / NÃO-VERBOS
objEct Object
presEnt prEsent
( quando houver vogal E , o E tônico soa é e o átono soa i fraco )
recOrd rEcord
procEss prOcess
progrEss prOgress
Em suma, quando a palavra é verbo, na maioria dos casos, no INFINITO, conjugue OXÍTONO o verbo. E quando não, PAROXÍTONO. Mesmo de se apenas uma CONSOANTE fechar a palavra, como: refEr e prefEr ( uma CONSOANTE separando as duas sílabas. Mas geralmente quando duas CONSIANTES separam as duas sílabas, a ordem se inverte e o VERBO fica soando PAOXÍTONO. EX: sUffer, bUffet, cArry e outros.

No livro você ainda encontra as HOMÓGRAFAS, tais como: LEAD ( léd ) chumbo e LEAD ( líd ) liderar
LINEAGE ( líniidj ) geração / familia e LINEAGE ( lainidj ) fileira, alinhamento

Os sons das letras é a parte da Regra considerada mais fácil. Alusão ao alfabeto é sinal de som do alfabeto:
A ( ei ) vitamin A
M ( em ) mister M
X ( éks ) X-ray
HSBC ( eitch-éss-bi-si )
Nas palavras muda tudo. X no começo soa z e depois ks, como em XeroX ( zíraks ). A vogal A, como prefixo inglês soa â ( meio a ), como em About, Around, Avoid, Aware, Away. NOTA: Em português A também pode representar um enforço fonemático de tendência prefixal, como em: Arremessar, Arrear, Avoar, Arretar, e outras.
A vogal U tem som de u após as consoantes J, L, R e S, como em jUnior, sUper, illUsion, prUdence e som de iu depois das demais consoantes, como em mUsic, fUture, accUse, e quando U abre a palavra, como em Union, Usual e etc..Lembrando que, se vier após a vogal U uma consoante final ou duas consoantes, U soará â ( meio a ), como em plUs, hUrricane, bUtter, Under, sUn
A vogal i no final da palavra a chamaremos de ai, em 85% dos casos. Corra pros 15%, que são as exceções, porque a regra é essa:
anthropophagi, pi, hi-fi, sci-fi, nuclei, radii, illuminati, e etc...
Um detalhe importante é a questão dos chamados sotaques. Segundo os fonoaudiólogos, cada um tem sua própria forma de falar as palavras. Observe que por mais que quiséssemos pronunciar os vocábulos de maneira equânime, as variações de pessoa para pessoa acontecem de maneira natural, espontânea, talvez porque cada um de nós tenhamos um aparelho fonoaudiológico diferente. Agora imagine as variações de pronúncia de uma cidade para outra, de um estado para outro, de um país para outro, cuja língua-mãe é a mesma. Porém isso não é nenhum bicho-de-sete-cabeças. Note qua as redes de televisão sequer colocam no visor a legenda para facilitar a compreensão de gente que está falando para gente bem distante, de sotaque um tanto quanto estranho àquele de sua origem. . Tudo que variar de A REGRA UNIVERSAL DA PRONÚNCIA INGLESA, com o padrão da primeira pronúncia dos Estados Unidos, segundo os dicioná rios da Webster, é igualmente regra, mesmo que sofrendo diferenças fonemáticas. Quando um paulista do interior conversa com um paulistano, o habitante da capital do estado de São Paulo, ambos se entendem perfeitamente devido ao fator repetição e assimilação de sotaques. Em linguagem mais específica: INCORPORAÇÃO NATURAL DE LINGUAGEM..
SAIA DO SOFRIMENTO DE FALAR INGLÊS, ENTRE NAS REGRAS, ENTRE NA REGRA UNIVERSAL DA PRONÚNCIA INGLESA, VOCÊ TAMBÉM, E DÊ ADEUS AOS DICIONÁRIOS PARA AS CONSULTAS INTERMINÁVEIS E DESNECESSÁRIAS AO LÉXICO PARA SE CONSEGUIR OS SONS DOS VOCÁBULOS TODOS, QUE SÃO MAIS DE 400.000 EM SE TRATANDO DE IDIOMA INGLÊS. FAÇA COMO TODO MUNDO NO MUNDO
REPITA A REGRA 100 VEZES A CADA 10 PÁGINAS DE BOAS REVISTAS E 5 MILHÕES DE VEZES A CADA MÊS, SE LER 1 SÓ REVISTA ‘TIME’ POR DIA.
COMPRE AGORA MESMO NO CARTÃO E RECEBA A OBRA PELOS CORREIOS.
Em busca, basta colocar PRONUNCIA INGLESA que esse livro aparece em primeiro lugar nos sites das livrarias
O preço do livro direto da editora Ciência Moderna, que o publicou, é mais barato cerca de 30%. Fica por apenas R$ 26,40. Vale a pena pagar R$ 26,40 para não mendigar nunca mais sons de palavras inglesas a ninguém. Ganhe autonomia. Memorize só as regras. Grandes oportunidades na vida surgirão para você num piscar de olhos. Palestras mal pronunciadas é coisa do passado. Aulas de inglês instrumental onde cada um fala de qualquer jeito estão com os dias contados. Use as regras. Elas foram feitas para você.////

Para incorporar o anúncio em um blog ou site, copie e cole o código embutido acima
Classificados Gratis en Brasil - Termos de Uso - Contato - Publicar Classificado Gratis - | Entrar |